Tarefa cumprida

   Parece que a sede da Fundação Champalimaud, projecto do arquitecto Charles Correa na zona da Docapesca em Pedrouços, estará concluída a tempo das comemorações do centenário da República, em Outubro de 2010. 

http://www.fchampalimaud.org/newsroom/detail/centro-de-investigacaeo/

O site do atelier dele também é fantástico. Clickem em ‘institutions’ para  o projecto da FC:  http://www.charlescorrea.net/

Não percebo bem aquela relação com o 5 de Outubro, mas um aspecto interessante do projecto – e refiro este tópico só porque passo pelo estaleiro todos as manhãs, ao vir para Lisboa de comboio – é ficar quase contíguo à Torre de Belém.

Foi daquele local que partimos para encontrar o caminho marítimo para a Índia. O círculo como que se fecha agora. Levámos para lá a nossa arquitectura, e eles agora regressam com a deles – um projecto inovador de um arquitecto  que, embora de Hyderabad, tem nome português…

Podemos assim ir descansar. Tarefa cumprida…

Uma resposta a Tarefa cumprida

  1. Sérgio Mascarenhas diz:

    Charles Correa é de origem goesa mas vive em Bombaim. É bastante simpático, por sinal, e leva muito a sério o projecto da Fundação Champalimaud. As suas obras mais conhecidas em Goa são a Kala Academy e o Hotel Cidade de Goa, duas estruturas muito interessantes mas com problemas vários (ao que parece por questões alheias ao arquitecto).

    Para mim o mais interessante «fechar de ciclo» nas relações Portugal-Índia é a rua em que está a embaixada deste país, rua Pêro de Covilhã. É uma coincidência feliz o facto de a embaixada estar na rua com o nome do primeiro português a ir à Índia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: