Parece que a sede da Fundação Champalimaud, projecto do arquitecto Charles Correa na zona da Docapesca em Pedrouços, estará concluída a tempo das comemorações do centenário da República, em Outubro de 2010.
http://www.fchampalimaud.org/newsroom/detail/centro-de-investigacaeo/
O site do atelier dele também é fantástico. Clickem em ‘institutions’ para o projecto da FC: http://www.charlescorrea.net/
Não percebo bem aquela relação com o 5 de Outubro, mas um aspecto interessante do projecto – e refiro este tópico só porque passo pelo estaleiro todos as manhãs, ao vir para Lisboa de comboio – é ficar quase contíguo à Torre de Belém.
Foi daquele local que partimos para encontrar o caminho marítimo para a Índia. O círculo como que se fecha agora. Levámos para lá a nossa arquitectura, e eles agora regressam com a deles – um projecto inovador de um arquitecto que, embora de Hyderabad, tem nome português…
Podemos assim ir descansar. Tarefa cumprida…
Charles Correa é de origem goesa mas vive em Bombaim. É bastante simpático, por sinal, e leva muito a sério o projecto da Fundação Champalimaud. As suas obras mais conhecidas em Goa são a Kala Academy e o Hotel Cidade de Goa, duas estruturas muito interessantes mas com problemas vários (ao que parece por questões alheias ao arquitecto).
Para mim o mais interessante «fechar de ciclo» nas relações Portugal-Índia é a rua em que está a embaixada deste país, rua Pêro de Covilhã. É uma coincidência feliz o facto de a embaixada estar na rua com o nome do primeiro português a ir à Índia.