2039 – se lá chegar terei 80…

O Banco Asiático de Desenvolvimento patriocinou um estudo que acaba de ser publicado, “India 2039 – an affluent society in one generation“. Foram mais rápidos do que o grupo de reflexão da UE, que Felipe Gonzalez e outros sábios preparam sobre o futuro da União. Isto quando ninguém sabe sequer prever o dia de amanhã. Veja-se o caso presente do Irão, em que a ameaça era sempre exterior, Israel ou EUA, e acaba por ser uma enorme dissensão interna a pôr tudo em dúvida. Ou a própria crise financeira, que que eu saiba ninguém soubre prever, mas hoje são postas de pescada diárias sobre quando vai certamente acabar. Isto já para não falar dos eventos todos que se desenrolaram na Europa há precisamente 20 anos atrás, e que nem um exéricto de kremlinologistas em dezenas e dezenas de think tanks soube sequer com timidez avançar uma hipótese de implosão. Mas adiante..

O relatório do BAD, de 60 páginas – http://www.scribd.com/doc/16761658/India-2039-An-affluent-society-in-one-generation – avisa sobre o perigo das oligarquias, que podem impedir os países em desenvolvimento de se realizarem plenamente.

 

Bangalore em 2020!…

A Índia terá, ou teria em finais do ano passado, cerca de meia centena de bilionários (aqui uso o conceito anglo-saxónico de 1 bilião serem mil milhões – é mais rápido e simples, concordemos…). Juntos eles controlavam uma riqueza equivalente a 20% do PIB  e 80% da capitalização em bolsa (o PIB indiano ronda os 1,2 triliões (pela mesma ordem de razão de há pouco, um trilião são aqui mil biliões, ou um milhão de milhões…). Foi há dois anos atrás que os indianos, aliás com grande fanfarra, ultrapassaram a barreira psicológica do trilião, juntando-se a um grupo de hoje 12/14 países, dependendo da fonte.

 

Mumbai em 2020!…

No Google, no próprio artigo do FT que me chamou a atenção para o estudo do BAD, é sempre este que aparece como exemplo…Ver imagem em tamanho real

 

Ele, e a casa dele.. Ver imagem em tamanho real

 

As minhas contasa dão – dos 20% do PIB indiano – cerca de 5 biliões a cada um daqueles 50…  “This concentration of wealth and influence could be a hidden time bomb under India’s social fabric.”, diz o estudo, que sugere, entre outras coisas,  o estabelecimento de uma espécie de autoridade da concorrência, assim como medidas mais duras de regulação financeira. 

Este também precisava de ler estudos como o do BAD…

Sunday Telegraph 26th October 2008 

De qualquer maneira, e fechando a história, uma citação de há 5 anos atrás, do então Ministro indiano da Indústria e Comércio: 

“We no longer discuss the future of India. We say the future is India”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: