Sarais

There is a Sarais Act of 1867. Under this, a “sarai” has to offer passers-by free drinks of water and a Delhi five-star hotel was harassed, though not prosecuted, because it didn’t do this.

Os sarais são antigas estalagens e hospedarias mógois, para os viajantes descansarem durante as viagens e caravanas que percorriam o subcontinente.

A de Ber Sarai é muito perto da minha antiga residência em Nova Deli, onde ia frequentemente comprar livros com descontos muito generosos de 30% (comparando com as livrarias-chique em que, para ter acesso ao ar condicionado, se paga o preço de capa). Não resta nada de antigo, mas não deixa de ser um sítio interessante de se visitar, um pequeno aglomerado comercial em que os estudantes das universidades circundantes dominam.

Sobre esta citação, só posso imaginar que se tratou de uma quente noite de verão em que um rico comerciante punjabi completamente alcoolizado se viu impedido de entrar num bar ou restaurante desse hotel de luxo e recorreu ao advogado para iniciar o processo que aqui é referido.

A outra opção que imagino é talvez um sadhu (homem-santo hindu) qualquer, a morrer de sede e impedido de entrar no lóbi do hotel (que imagem soberba de se imaginar!), cuja causa foi depois abraçada por uns activistas não-governamentais anti-capitalistas delienses, versão Arundhati Roy, que reconheceram uma bela oportunidade para denunciar a “crueldade” destes “bastiões da fauna capitalista globalizada”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: