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O Presidente Obama nomeou este fim de semana o primeiro ‘chief technology officer’,  Aneesh Chopra, que era actualmente o ‘secretary of technology’ do estado da Virgínia, está hoje nas manchetes em Delhi.

    Junta-se assim a Vivek Kundra (nascido em Delhi e emigrado depois na Tanzânia e finalmente nos EUA, que é o ‘national chief information officer’) no objectivo de “usar a tecnogia para tornar o governo mais eficiente”… “Aneesh will promote technological innovation to help achieve our most urgent priorities — from creating jobs and reducing health care costs to keeping our nation secure,” disse Obama na sua intervenção semanal na rádio (depois de abraçar anteontem o Chávez, vai porventura iniciar também programas de televisão ao domingo…).

“Aneesh and Jeffrey [Zients, o novo ‘chief innovation officer’, este não é indiano..] will work closely with our chief information officer, Vivek Kundra, who is responsible for setting technology policy across the government, and using technology to improve security, ensure transparency, and lower costs.”

Em segunda manobra, Obama nomeou também Rajiv J Shah (igualmente ‘Indian American’ , a trabalhar na Bill and Melinda Gates Foundation) como ‘under secretary for research, education and economics’ ‘no  Ministério da Agricultura. Claro que só pesquei isto porque os jornais indianos estão a transfomar isto em muito mais do que é, embora seja alguma coisa…

2 respostas a mais estatísticas…

  1. Constantino Xavier diz:

    Se algum diaspórico indiano fosse nomeado para a Secretaria da Cultura, ou das Artes ou dos Museus, ou alguma coisa assim, numa posição hierarquicamente equivalente, seria objecto de muito menos atenção e adoração pelos media indianos – bem visto, Jorge.

    Isto está relacionado à imagem que a Índia tem da sua diáspora, às expectativas que os indianos têm da sua diáspora, bem como ao modo com que imaginam os NRIs e PIO. Um link em que dou outro exemplo:

    http://avidaemdeli.blogspot.com/2008/06/spelling-bee.html

    Na minha tese de mestrado, analiso como esta diáspora imaginada (excluindo partes da diáspora indiana que não correspondem ao ideal da afirmação material e científico-tecnológica) assume o papel de “modo de subjectidade” para os indianos na Índia. Um excerto:

    “interest in stereotyping the “ideal diasporic” as a model for an “ideal
    Indian” capable of synthesising material prosperity, global affirmation, cultural
    preservation and spiritual well-being. This is reflected in the new depiction of the
    diasporic as “morally superior, a better human being who despite living in the
    individualist and antiethical environment of the capitalist West, remains firmly rooted
    in Indian traditions, thus also ostensibly facilitating an ‘ideal’ synthesis of spiritualism
    and capitalism” (Brosius and Yazgi 2008: 358). This profiling of the diaspora
    implicates that “a ‘successful’ NRI deserving of inclusion in the Indian diaspora family
    is constructed as an educated, middle-class professional with global networks that
    enable connections to India” and that these “current criteria defining the ‘ideal’ NRI
    can be seen as a reflection of how India wants to be perceived in the world”
    (Dickinson and Bailey 2007: 776, 771). Accorded with a hyper-positive normative
    value, the Overseas Indian is thus expected to assume the role of the nation’s
    archetypical ideal. In this context the HLCID observes that, thanks to their identity,
    “from being stereotyped as a land of snake charmers, saints and fakirs, [India] now
    appears to the Western world as a computer-savvy, intelligent and dynamic nation”
    (HLCID 2001: 128).”

  2. Sérgio Mascarenhas diz:

    Mas afinal onde é que pára a tua dissertação de Mestrado?

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