Para quem brilha a Índia?

 

Escrevi este artigo sobre mobilidade social na Índia para o Ípsilon a propósito da publicação em português do livro “O Tigre Branco”, de Aravind Adiga. Pode ser que interesse a alguém. Já agora, tem citações da Rosa Maria Pérez, que nos encantou com a sua presença na aula passada.

F.G.H.

2 respostas a Para quem brilha a Índia?

  1. ken5z9mana diz:

    Não sei se o Público escolheu a foto ao acaso, mas é curioso que seja de uma indiana a ver a passagem de Vénus frente ao sol, a 8 de Junho de 2004, um fenómeno que durou 4 horas e que é de entre os previsíveis aquele menos frequente. A última passagem havia sido em 1882, e haverá agora um par de passagens neste início de século, esta de 2004 e em 2012, mas depois só em 2117 e 2125…
    Há quem veja nestas passagens de Vénus algo que antecede grandes desenvolvimentos na consciência humana. E na Índia é também, de acordo com a tradição védica, um ponto de viragem.
    Há um tal Sri Kalki Bhagavan, que se diz o 10º avatar de Vishnu, que disse que a passagem de 2004 foi o ponto de partida de uma Idade de Ouro, fase que vai completar-se justamente em 2012.
    Um dos vários sites a falar desta e da próxima passagem: http://www.astrologycom.com/venustransit.html

  2. Constantino Xavier diz:

    Parabéns, Francisca, gostei de ler, está muito bom.

    Desenvolvendo uma das questões que abordámos nas duas aulas anteriores, toca num ponto interessante (casta e classe socio-económica não correspondem *necessariamente*), mas a Prof. Rosa Perez também aponta uma pista que merece ser seguida: mesmo que agora como milionário, consegue um dálita/intocável escapar à posição marginal, periférica e discriminada que lhe é reservada pelo sistema hierárquico vigente?

    É um debate sociológico muito interessante que se trava actualmente na Índia. Para o acompanhar ver, entre outras, as obras de Andre Beteille e Dipankar Gupta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: