já por 2 vezes se falou deste Lagaan

 'लगान' निर्माता के रूप में आमिर ख़ान की पहली फ़िल्म है 

लगान ou  لگان , como preferirem, ‘imposto (agrário)’, o tema central deste filme, através dos conflitos resultantes da tentativa de os ingleses imporem uma taxa acrescida numa aldeia do Raj.

          

Há várias peripécias e decide-se resolver a disputa com um jogo de cricket entre os camponeses e os oficiais britânicos. Ver imagem em tamanho real

 

 

 

O actor Aamir Kahn faz do camponês que decide formar uma equipa de indianos que nem as regras do jogo conhecem. Começa assim todo um período de aprendizagem.

         

Mas acaba por faltar um jogador para completar o ‘onze’ necessário. A única alternativa cai sobre o intocável da aldeia – que para mostrar que um mal nunca vem só é também deficiente físico – mas que até mostrou jeito para aquilo. É óbvio que acaba por ser um herói, não vou agora contar porquê… Tudo acaba em humilhação para uns, euforia para outros…

A música é ópima e o filme foi também muito bem acolhido por esta realidade ocidental. Lançado três meses antes do 11 de Setembro, não que isso tenha algo a ver…, foi nomeado para um óscar para melhor filme estrangeiro em 2002.

Mas ganhou uma comédia negra bósnia Ničija zemlja

e competia também a Amélie Poulain  .

“Anti-British Indian film in chase for Oscar” gritava o Telegraph em Londres.   “A ‘golden’ push for Indian cinema“, gritava outro.

Ah, e tem também a Grace Singh… 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: