é uma chatice – passaram de 15 para 14 milhões de assinantes POR MÊS

Temple in the cellular age por Tierecke.

O autor deste artigo do PC World é de apelido Ribeiro. Se calhar também é um católico de Mangalore!!:

“The number of people subscribing to mobile phone services in India dropped in February after a growth spurt caused by an aggressive rollout of GSM services by one operator wound down.

India added 13.82 million new mobile subscribers in February, down from 15.41 million a month earlier, according to data released by the local telecom regulator on Thursday.

The total of 376.12 million at the end of February, from 362.30 million at the end of January.

There was a spike in the number of new subscribers in January caused by Reliance Communications’ rollout of GSM (Global System for Mobile Communications) services, the sources said. Reliance previously only offered services based on CDMA (code division multiple access).

Reliance added 3.3 million new subscribers in February taking its total to 69.6 million. It added 5 million new subscribers in January to reach 66.3 million subscribers.

Before the roll-out by Reliance, new subscriber additions had been strong in India at around 10 million a month on an average.

Total subscriber figures for telephones, both fixed and wireless, in February was 414 million, TRAI said.

Bharti Airtel, the largest mobile services company, added 2.7 million mobile subscribers in February to have a subscriber base of 91.1 million.

India is adding new mobile subscribers even as the PC market in the country has been affected by the economic downturn.”

http://www.pcworld.com/article/161629/indias_mobile_subscriber_growth_slows_in_february.html 

2 respostas a é uma chatice – passaram de 15 para 14 milhões de assinantes POR MÊS

  1. pmoiteiro1 diz:

    Não esquecer a assimetria destes novos milhões de clientes, quer entre estados, quer entre as zonas rurais e urbanas. Se em Nova Delhi a penetração supera os 100%, em Orissa, Assam e Madhya Pradesh não chega aos 25%.

    O nível de desenvolvimento da infra-estrutura e do próprio mercado (regulação, nível de concorrência, adesão a serviços avançados) determina o potencial económico e social das telecomunicações. Num recente estudo sobre o mercado indiano de telemóveis http://www.icrier.org/pdf/public_policy19jan09.pdf, lançado por um organismo indiano – Indian Council for Research on International Economic Relations (ICRIER) – e financiado pela Vodafone, estabelece-se curiosamente uma correlação entre as taxas de penetração e o desenvolvimento económico das populações, nomeadamente a capacidade de integração de trabalhadores menos qualificados. Ainda que possa haver aqui um problema de ovo&galinha, e não sejam relevadas outras condições de info-literacia/atitude que influenciam o usufruto dos serviços de telecomunicações, existem de facto casos práticos que demonstram o valor que a informação obtida por telemóvel pode trazer a agricultores remotos (e.g. previsões climatéricas, informação de preços de mercado), pequenos e médios empreendedores ou habitantes menos favorecidos das zonas urbanas no acesso a novas oportunidades, clientes e escoamento das suas micro-produções.

    Paralelamente, recordar também que parte da riqueza produzida pelo sector de telecomunicações sairá do país. Tal como noutros mercados onde a entrada de operadoras estrangeiras acontece – Europa de leste, Brasil/América do Sul, China – também aqui, por exemplo os noruegueses da Telenor estão a comprar operações na Índia. Há anos a entrada de um mega operador como a Telefónica na América hispânica era considerado neo-colonialismo…

    p.m.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: