Historiografia indiana

Sumit Sarkar, na NLR, sobre “India After Gandhi” (R. Guha, também disponível na FNAC):

There has, of course, been a vast amount of analysis of the country’s development since then. But this has generally focused on specific themes or institutions— communalism, political parties (above all, the Congress), caste, peasant studies, regionalism, urbanization, and so forth. For their part, historians have paid a great deal of attention to the ruptures and continuities of the colonial era and to the nationalist movement in the formative 1857–1947 period, while the Subaltern Studies tradition has tended to concentrate on micro-research, often at village level. *India after Gandhi* is thus a breakthrough in Indian historiography: an overview of the country’s post-colonial course spanning some 900 pages.

5 respostas a Historiografia indiana

  1. MC diz:

    Podem encontrar grande parte dos títulos da bibliografia do Curso na Wook, inclusive o livro India After Gandhi (em baixo segue o link). Existem também outros títulos igualmente interessantes, como o livro de Sunil Khilnani – Ideia of India.

    ( http://www.wook.pt/product/facets?palavras=india+after+gandhi )

  2. Sérgio Mascarenhas diz:

    Eu comprava os meus livros preferencialmente em duas livrarias, para a história a Manohar em Deli. Excelente local. Sempre que lá ia davam-me um chai. Simpático. Nunca lhes disse que não gosto de chá com leite, açucar e condimentos. Mas é uma boa livraria e com algumas edições interessantes. Têm um site.

    A outra é a… The Other India? Penso que é isso. Em Goa. Do casal Alvares. Um casal com quem nunca estabeleci qualquer ligação mas que é bastante interessante. Ele é mais visível mas ela é bastante mais substancial.

  3. Constantino Xavier diz:

    Obrigado, MC – assim evitam-se as dificuldades ocasionais da Amazon. Mas alguns dos livros da bibliografia também estarão acessíveis em breve no Centro de Documentação do Museu.

    Sérgio, é a The Other India Bookstore, em Mapuça:
    http://www.otherindiabookstore.com

    Em Deli, recomendo a todos uma ida a Ansari Road, perto de Velha Deli, onde se encontram todas as editoras e livros com desconto.

    Para quem esteja no Sul de Deli, recomendo o Jawahar Book Dept, em Ber Sarai, cujo dono é meu conhecido (referência “Zavier-Portugal”) logo ao lado da Universidade JNU
    http://www.mapsofindia.com/delhi/ber-sarai.html
    É uma loja mínima, mas em comparação com as livrarias luxuosas a 2 kms (na zona comercial de Vasant Vihar), poupa 30% e tem os mesmos livros!

  4. Aproveito este tema para perguntar a quem sabe: em Goa, qual é o melhor sitio para comprar livros de arte (sub-temas mughal, hindu, indo-portuguesa, arquitectura, religião…por ai)?

  5. Sérgio Mascarenhas diz:

    Goa é um quase deserto em termos de livrarias com um mínimo de qualidade. As que há são más e cheias de livros envelhecidos, com pouca variedade e sem uma selecção consistente.

    No centro de Panjim, numa paralela à 18 de Junho, há a Bookword num primeiro andar.

    Em Mapuçá há The Other India Bookstore, mencionada acima.

    Ainda em Panjim há a … já se me varreu o nome, sou péssimo a memorizá-los. É perto de Dom Bosco, também num primeiro andar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: