Está a aproximar-se o festival de Holi, que tem a lua cheia da primavera como ponto alto. Este março é a onze. Esta festividade hindú tem origens antiquíssimas e celebra basicamente o poder da devoção, a futilidade de se querer o poder pelo poder, e o triunfo do bem sobre o mal. Em Goa chama-se Shigmo.

As festas centram-se na figura de Holika, uma demónia queimada viva pelo sobrinho. Holika era irmã do invencível Hiranyakashipu, rei dos asuras, demónios, que obrigou os seus súbditos a o adorarem como a um deus. Mas o seu filho Prahlad recusou, mantendo-se devoto a Vishnu. Aí começou uma luta de morte entre filho e pai. Este, sentindo-se ameaçado, pede ajuda à irmã. Kolika tinha o dom de ser imune ao fogo e senou-se com o seu sobrinho Prahlad nos seus braços. Só que ele começou a cantar loas a Vishnu e foi Kolika quem acabou queimada viva. Dependendo da região, são muitas as causas atribuídas à morte dela, desde a intervenção directa de Vishnu até ao aviso de Brahma de que o seu dom nunca seria utilizado para fazer o mal. A característica mais marcante do festival é as pessoas atirarem tinta umas às outras , pós de todas as cores diluídos em água, daí chamar-se o Festival das Cores. As festas têm música, dança e fogueiras, e o momento alto é quando se queima a efígie de Kolika.

Está tudo neste site: http://www.holifestival.org/legend-holika-prahlad.html  

Há também um filme de ’84, com um Aamir Kahn em princípio de carreira, justamente chamado Holi, passado num colégio de rapazes durante o dia principal do festival. …jro

Uma resposta a

  1. Constantino Xavier diz:

    Autêntica loucura. É aliás o único dia do ano em que Nova Deli fecha quase por completo – as ruas e avenidas estão vazias, ou são ocupadas por multidões-zoombies.
    A memória que sempre guardarei:
    Uma mota de alta cilindrada, com três jovens cobertos de farrapos, pós e cores, totalmente embriagados com o “bhang” alucinogénico, a rirem-se histericamente enquanto se espatifam a alta velocidade contra um muro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: