Índia tenta recuperar objectos de Gandhi antes de leilão nos EUA

do Público de hoje:
“A Índia ordenou aos seus diplomatas nos EUA que façam tudo para recuperar objectos de Mahatma Gandhi que devem ser vendidos hoje em leilão. O Ministério dos Negócios Estrangeiros disse que estavam a realizar-se reuniões com os responsáveis da leiloeira Antiquorum, em Nova Iorque.
Mas segundo a Antiquorum, o leilão vai mesmo avançar: nos lotes à venda incluem-se os óculos redondos de Gandhi, as suas sandálias em couro, o relógio de bolso e um prato e uma tigela que lhe pertenceram. A Antiquorum estima que valerão entre 20 e 30 mil dólares. O Governo indiano está disposto a licitar pelos objectos.
James Ottis, o proprietário, contou que o consulado indiano de Nova Iorque lhe fez uma oferta “embaraçosa: era demasiado baixa”. Tushar Gandhi, o bisneto que dirige a Fundação Mahatma Gandhi, diz que o leilão é “grave insulto” à memória do homem cuja campanha não violenta levou a Índia à independência. Nos lotes à venda incluem-se os óculos redondos de Gandhi, as suas sandálias em couro, o relógio de bolso.” …jro

3 respostas a Índia tenta recuperar objectos de Gandhi antes de leilão nos EUA

  1. outraindia diz:

    É duvidoso que Gandhi achasse graça a toda esta polémica por causa dos seus objectos. De qualquer forma, o proprietário parece ter desistido da venda. A bem da paz de espírito. Talvez afinal Gandhi signifique para ele alguma coisa mais do que umas dezenas de milhares de euros.
    FGH

  2. outraindia diz:

    um milhão e não sei quantos milhares de euros… cinco objectos de Mahatma… o vendedor, com a confusã criada, ainda tentou suspender a venda, mas era tarde demais. o comprador? este senhor:
    http://www.flightglobal.com/articles/2006/06/26/207359/vijay-mallya-chairman-ub-group-high-life.html

  3. Constantino Xavier diz:

    Vender estes objectos equivale a um “grave insulto”, refere o neto.

    Mas, “to add insult to injury”, há esta genial condição que o vendedor parece que colocou para oferece-los de volta à Índia:
    O Governo indiano teria que “assumir a obrigação de acabar com a pobreza na Índia”. Ouvi numa rádio portuguesa, mas não deixa de ser hilariante (e profundamente insultuoso para os indianos).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: