De Frei António a Freida Pinto …

Fiquei curioso com o apelido da actriz do ‘Slumdog’. Ao consultar a sua biografia (este é o seu primeiro filme) vi que, embora de Bombaím,  pertence a uma comunidade conhecida como “católicos de Mangalore”. O apelido estava explicado.

Em 1828, quando se inicia a breve passagem de D. Miguel pelo poder, a Santa Sé apressa-se a reconhecer o novo regime absolutista. Cinco anos depois regressam os liberais, e cortam relações com a Igreja. Isso faz com que se tenha de preencher as vagas nas sedes episcopais com nomeações pelo Rei, o que a Santa Sé não aceita.

É neste contexo que parte para Goa em1837, já rainha Maria II, D.Frei António de Santa Rita (Carvalho). Ia como arcebispo-eleito, mas não reconhecido por Roma. Nunca foi, por isso, confirmado, contornando-se o problema com a sua eleição para Vigário Capitular e tomando assim posse da Arquidiocese do Padroado Português do Oriente.

Os efeitos, no entanto,  provocaram um pequeno cisma local. Muitos católicos, descontentes com a desobediência a Roma, decidiram partir. Muitos foram para norte, para Bombaím, mas a coluna principal desse êxodo foi 400 km para sul, para Mangalore, o principal porto de Karnataka (Bangalore, a capital do estado, fica 300 km para o interior). Em Mangalore já estivera Vasco da Gama, e na altura havia já brahmines e católicos também de Goa, fugidos, havia  séculos, da Inquisição de D. Sebastião e das guerras contra os Marátás.

Mas ao contrário destes católicos assimilados à cultura daquela região de Kanara, os recém-chegados trouxeram consigo a língua e os costumes concanis, levando os que já lá estavam a ‘converterem-se’.

Os “católicos de Mangalore”, tanto no Karnataka como em Bombaím, ainda hoje preservam o concani. Pelos vistos, bem…

Slumdog Millionaire Gallery

2 respostas a De Frei António a Freida Pinto …

  1. Constantino Xavier diz:

    Este “post” muito interessante de um dos nossos participantes não foi assinado, mas possivelmente inspirou esta notícia no CM:
    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=2C910FDF-49C5-4315-BDCE-8FC8FF03B4CB&channelid=00000133-0000-0000-0000-000000000133

  2. outraindia diz:

    Fui eu mas espero não criar a ilusão de ser jornalista do CM… jro…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: