Não, ela estava só a ir para Inglaterra…

“A história de uma princesa cujo génio estratégico da mãe, D. Luísa de Gusmão, conseguiu casar com Carlos II de Inglaterra, mediante um avultado e polémico dote que incluía Tanger e Bombaim, e que com pouco mais de vinte anos partiu para um país desconhecido, com uma religião diferente da sua, sem sequer dominar a língua, para mergulhar numa corte de usos e costume «escandalosamente» diferentes dos seus.”

Isto foi em mil662. Bem sei que estávamos na guerra da Restauração e havia alianças a firmar, mas acabou por acelerar a consolidação da East India Company, criada 6o anos antes. E que existiu durante um quarto de milénio, tendo o seu presidente tido assento no conselho de ministros em Londres. Embora o nome da companhia indicasse a sua origem, a presença inglesa em Surat, na costa ocidental (e que com Bombaím começou a decair), manifestava já as suas ambições. O declínio sincrónico dos mughais ajudou à festa. Onde poderei encontrar trabalhos a referirem este ponto?, ou melhor, sobre  “se Bombaím não houvesse estado no dote”.  …jro

Uma resposta a Não, ela estava só a ir para Inglaterra…

  1. Constantino Xavier diz:

    Os “ses” na história são traiçoeiros, mas penso que, mais do que erro estratégico (na arena sul asiática), a entrega de Bombaim é já espelho e resultado do progressivo declínio português no subcontinente, desde finais do século XIX.
    Em português, há quem tenha trabalhado a questão da expansão estratégica portuguesa quinhentista na Índia de uma forma historiograficamente bastante heterodoxa, mas muito interessante (Batalha de Diu, 1509):
    http://www.centroatl.pt/titulos/desafios/1509/index.html

    Para o período pré-britânico, recomenda-se também este excelente projecto “Bombay Before the British”, do CHAM, UNL:
    http://cham.fcsh.unl.pt/bbb/home_eng.htm
    Embora de uma perspectiva mais urbanística/arquitectura, tem vários investigadores que trabalham o período de transição da Maximum City.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: